Dias de Chuva

0113Nesta época do ano os motoristas devem tomar mais cuidado e dirigir com mais cautela, principalmente, em dias de chuva.

Separamos 10 dicas para que você saiba agir em situações de chuva forte:

Mantenha as mãos no volante o tempo todo, pois com a pista lisa é necessário ter ainda mais controle sobre o carro;

Se ocorrer aquaplanagem, ou seja, se houver uma fina camada de água sobre s pistas, diminua a velocidade e mantenha a direção reta;

Para evitar problemas, mantenha sempre as borrachas do para-brisa em dia;

Fique com a atenção redobrada. Falar no celular ou mexer no rádio, nem pensar!

Dirija devagar, de acordo com a velocidade da via, se houver necessidade diminua mais;

Siga os demais carros que estão na pista. Se houver algum buraco na estrada, a chuva impossibilitará a visão deste;

Cuide sempre da manutenção dos pneus, pois pneus carecas e velhos são ainda mais perigosos em situações como esta. Mantenha também os sulcos do tamanho correto e calibrados;

Não freie bruscamente ou faça ultrapassagens e manobras arriscadas

Mantenha uma distância segura do veículo a sua frente, para caso haja algum acidente, você conseguir desviar a tempo

Acenda os faróis, mesmo que de dia. Eles ajudam a sua visibilidade e de outros motoristas.

Não se esqueça: caso a chuva esteja muito forte, procure um local para estacionar seu caminhão ou outro veículo. Sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar!

Fonte: Portal O Carreteiro  

 

Dicas de Manutenção de Carros para Viagem

O primeiro passo pode ser dado na sua garagem. Abra o capô do carro e verifique se os níveis de óleo do motor e da água estão bons, pois eles são essenciais para o funcionamento perfeito do automóvel. Em seguida, verifique se os itens de segurança estão dispostos no local correto: macaco, triângulo e estepe, que deve estar cheio em caso de furo em um dos pneus. Os cintos de segurança não podem estar sobre o pescoço e a parte superior do encosto de cabeça precisa estar na altura dos olhos dos ocupantes dos bancos. Desse modo, em caso de colisão, a coluna cervical e o pescoço ficarão protegidos contra lesões.

 

Dicas básicas para um novo motorista

Em primeiro lugar, saiba que nada substitui os ensinamentos passados por uma autoescola devidamente autorizada, que oferece primeiramente as aulas teóricas, para só depois enviar seus alunos para a parte prática nas ruas. Portanto, não se aventure a pegar um carro e sair sozinho para praticar o que você estiver aprendendo na autoescola, antes de ter em mãos sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

   

Manutenção preventiva

O motorista deve realizar revisões periódicas do veículo, principalmente antes viajar, para verificar as condições dos freios, suspensão, alinhamento, pneus, estepes, injeção eletrônica, carga de bateria, líquido de arrefecimento, faróis e lanternas.

 

Bagagem

Objetos e bagagens devem ser transportados no porta-malas. Em uma colisão, o objeto solto pode ser arremessado no interior do veículo e seu peso é multiplicado por 50 vezes, ou mais, dependendo da velocidade. É preciso estar atento quando o veículo estiver com maior carga (passageiros e bagagens) do que o usual. Nessas condições, é necessário um maior espaço para frenagens e ultrapassagens (aceleração menor), e as curvas precisarão ser realizadas em velocidades menores.

Fonte: http://www.portaldotransito.com.br

   

Crianças no carro

Os adultos precisam estar atentos aos equipamentos de segurança adequados à idade, peso e altura da criança, as popularmente chamadas cadeirinhas. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em 2008, regulamentou a obrigatoriedade do uso

 

Cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é imprescindível para a segurança dos ocupantes do veículo, pois reduz os riscos de fatalidades em acidentes de trânsito. Deve ser usado por todos os ocupantes, inclusive pelos passageiros do banco traseiro,

   

Dicas para Motociclistas

- Verifique a validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e do licenciamento anual do veículo. Ambos são documentos de porte obrigatório.
- O capacete além de ser equipamento obrigatório de segurança protege a região craniana e maxilar do condutor e da garupa.

 

Dicas para Motoristas

- Não misturar álcool com direção.
- Dirigir com os documentos de habilitação e do veículo em dia.
- Respeitar a sinalização e o guarda de trânsito

   

Dicas para Pedestres

- Respeitar a sinalização e o agente/guarda de trânsito.
- Observar e respeitar os sinais de trânsito.
- Andar sempre na calçada.

   

Auto Escola Via Car

Rua Cap Marinho Falcão, 645 - Santo Eduardo Poço
Maceió - AL, 57025-260
(0xx)82 3337-0868