Dicas de Manutenção de Carros para Viagem

O primeiro passo pode ser dado na sua garagem. Abra o capô do carro e verifique se os níveis de óleo do motor e da água estão bons, pois eles são essenciais para o funcionamento perfeito do automóvel. Em seguida, verifique se os itens de segurança estão dispostos no local correto: macaco, triângulo e estepe, que deve estar cheio em caso de furo em um dos pneus. Os cintos de segurança não podem estar sobre o pescoço e a parte superior do encosto de cabeça precisa estar na altura dos olhos dos ocupantes dos bancos. Desse modo, em caso de colisão, a coluna cervical e o pescoço ficarão protegidos contra lesões.

Outra dica importante é levar sempre que possível o carro para fazer a revisão preventiva, pois além de proteger você e a sua família em viagens, faz com que você economize dinheiro. Um dono de veículo que nunca fez esse tipo de revisão pode gastar até R$400, enquanto o que leva o automóvel periodicamente à oficina mecânica gasta até R$200.
Para saber quando devem ser feitas as revisões do seu carro, verifique no manual do proprietário a tabela de manutenção preventiva, na qual estão dispostas as quilometragens indicadas para que as revisões dos componentes sejam feitas para que o bom funcionamento mecânico do automóvel seja garantido. Além da segurança durante as viagens, essas revisões garantem uma maior economia do combustível, pois as peças envolvidas no processo serão corretamente ajustadas.

a manutenção de carros para viagens, os principais itens a serem revisados são os envolvidos na segurança das manobras como o sistema de freios, a motorização, a direção, a refrigeração, a iluminação, a ventilação e os pneus, que devem estar balanceados, calibrados e alinhados.

As lâmpadas também são itens que devem ser conferidos antes de partir para a estrada porque elas garantirão a visibilidade do motorista e dos outros veículos em caso de viagens noturnas e em locais em que ocorre neblina. Por isso, verifique os faróis, as lanternas, as luzes de freio, os sinalizadores de direção, de marcha à ré e de placa de licença antes de sair de casa.

Os fluidos de arrefecimento, do lavador do para-brisa, da direção hidráulica, dos freios e da transmissão automática também devem estar em um bom nível para que a viagem aconteça sem transtornos.

Uma viagem feita com um carro que tenha passado por uma manutenção recentemente é muito mais tranquila e isenta de problemas mecânicos, o que dá segurança ao motorista e aos passageiros. Por isso, faça a manutenção de carros para viagem antes de se aventurar pelas infinitas estradas brasileiras.

 

Fonte: http://www.mundodastribos.com

Auto Escola Via Car

Rua Cap Marinho Falcão, 645 - Santo Eduardo Poço
Maceió - AL, 57025-260
(0xx)82 3337-0868